Blog Meu Vinho

27/12/2023
Os micróbios que poderiam proteger as videiras das mudanças climáticas
As uvas – e a indústria do vinho que depende delas – são ameaçadas por eventos climáticos extremos, como ondas de calor, mas borrifá-las com micróbios marinhos pode ajudá-las a se adaptar
Quando uma onda de calor escaldante atingiu um grupo de videiras em Portugal, o fim parecia próximo para estas plantas frutíferas. As temperaturas subiram para escaldantes 42°C durante o dia. Mas nem todas as videiras que enfrentaram este ataque eram iguais: algumas tinham uma arma secreta.

A onda de calor foi, na verdade, artificial, criada em laboratório para imitar o tipo de condições que grandes partes do sul da Europa estão, coincidentemente, a viver neste verão. Os cientistas que realizaram a experiência trataram algumas das suas vinhas com um cocktail especial de bactérias provenientes de uma fonte improvável: os pântanos salgados espanhóis. Embora todas as vinhas fossem mantidas regadas, elas ficavam expostas ao calor intenso.

“Foi bastante surpreendente”, diz João Carreiras, doutorando em ciências marinhas e ambientais na Universidade de Lisboa. "Eu esperava alguns resultados, mas talvez não tão significativos."

As videiras cujas raízes foram expostas a um grupo de bactérias tiveram um desempenho inesperadamente bom. Elas não murcharam nem desenvolveram folhas descoloridas, ao contrário de algumas outras plantas. Eles quase não mostraram sinais de estresse térmico em suas células. Para eles, era como se a onda de calor não tivesse realmente acontecido.

Carreiras e os seus colegas ainda não descobriram porque é que os micróbios tiveram este efeito. No entanto, esperam que a sua investigação possa ajudar os produtores de vinho a proteger as suas vinhas das condições climáticas cada vez mais adversas e variáveis causadas pela crise climática.

O estresse térmico pode tornar as uvas utilizadas na vinificação desagradavelmente amargas, resultando em vinhos desequilibrados. Fortes ondas de calor também danificam ou até matam as videiras. As alterações climáticas já estão a tornar mais prováveis ondas de calor em todo o mundo, por vezes com efeitos devastadores. “Isso pode destruir um campo inteiro”, alerta Carreiras.

A ideia de tratar plantas com micróbios de ambientes agressivos, para ver se isso melhora o seu crescimento ou a resistência a vários stresses, existe há décadas. Pesquisadores da década de 1990 exploraram o conceito de usar bactérias encontradas nos oceanos. Mais recentemente, melhorias nas tecnologias de sequenciamento de DNA permitiram aos cientistas analisar detalhadamente micróbios marinhos, o que significa que podem identificar quais podem ter propriedades promotoras do crescimento das plantas.

Por que tratar videiras com bactérias de pântanos salgados, especificamente? A ideia é que as plantas que crescem nas condições salgadas desses pântanos sejam capazes de lidar com condições difíceis. “Eles podem suportar tensões que poucas plantas chegam perto – salinidade, calor, poluição, metais pesados”, relata Carreiras. Os micróbios associados a estas plantas, o seu microbioma, provavelmente também evoluíram para prosperar nesse ambiente. Esses micróbios podem ter um efeito protetor para as plantas, sugere Carreiras.

A experiência de laboratório que Carreiras e os seus colegas realizaram envolveu o cultivo das videiras em condições controladas durante alguns meses e depois a sua divisão em grupos. A equipe aplicou uma solução contendo misturas de bactérias coletadas nas salinas em alguns dos grupos nas semanas que antecederam a onda de calor. Então eles aumentaram o calor.

Depois, a equipe analisou as folhas, por exemplo, iluminando-as com luzes fortes para mostrar a estrutura das células. Isto revelou que as vinhas tratadas com a segunda coleção bacteriana foram pouco afetadas pelo calor. Normalmente, seria de esperar ver danos nas paredes celulares da planta após tal ataque, afirma Carreiras, mas para essas videiras muito poucos danos foram visíveis.

“Os micróbios têm-se adaptado e evoluído durante milhares de anos”, conta Katherine Duncan, química microbiana da Universidade de Strathclyde que procura novos medicamentos produzidos por bactérias marinhas. “Faz sentido procurá-los em busca de soluções naturais.”

No entanto, a aplicação de micróbios às culturas ainda está numa fase inicial, adverte Duncan. Ela diz que será importante descobrir quanto os agricultores poderão ter para adaptar espécies microbianas a plantas específicas.

Tempo instável

“Acho interessante que tenham ido para fontes marinhas”, admite Antônio Graça da Sogrape, uma empresa de vinhos em Portugal. Graça mantém vínculo de trabalho com um dos autores do artigo, mas não esteve envolvido no estudo. Separadamente, a Sogrape está explorando a aplicação de extratos de algas marinhas nas videiras, para ver se isso ajuda as plantas a lidar com a seca.

O desafio que as vinhas enfrentam não é um tipo de clima, alerta Graça, mas sim o aumento da variabilidade. “Estamos vendo variações muito extremas entre o inverno e o verão e de ano para ano”. Como resultado, se os micróbios quiserem ajudar, os investigadores devem demonstrar que podem melhorar o crescimento das plantas e a tolerância ao stress no campo, e não apenas em estudos de laboratório.

Carreiras e os seus colegas já estão a trabalhar nisso, com a ajuda de um produtor de vinho local “muito interessado”.

Em maio de 2023, os investigadores misturaram algumas das suas coleções bacterianas com água e aplicaram o tratamento uma vez por semana durante um mês em filas de videiras com 16 anos e recém-plantadas numa vinha portuguesa. A atual onda de calor irá colocá-los à prova.

Carreiras acrescenta que ele e os seus colegas já estão a trabalhar em métodos alternativos de aplicação das bactérias – desde a sua colocação em grânulos que podem ser adicionados ao solo até à sua incorporação em sementes de videira.

A etapa final será garantir que o vinho seja potável. Graça diz que os investigadores terão de demonstrar que os micróbios não induzem alterações indesejadas na acidez ou nos níveis de açúcar, o que comprometeria o sabor das uvas e de qualquer vinho produzido a partir delas. Carreiras e os seus colegas ainda não provaram uvas produzidas a partir das vinhas das suas experiências, embora planejem fazê-lo no futuro.

Dado o ritmo das alterações climáticas, os produtores de vinho necessitam urgentemente de formas de proteger as suas colheitas. No entanto, Carreiras espera que o aperfeiçoamento do microbioma destas plantas valiosas possa ajudar os agricultores a adaptarem-se.

Fonte: BBC