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20/11/2019
A dieta mediterrânea pode diminuir o risco de depressão
Novo estudo descobriu que a dieta saudável que inclui um copo diário de vinho pode diminuir o risco de depressão, talvez devido à menor inflamação no sistema nervoso.
Por décadas, os pesquisadores descobriram evidências de que a dieta mediterrânea, que enfatiza frutas, verduras, nozes, grãos, legumes, frutos do mar, azeite e consumo moderado de vinho, limitando carne e laticínios, pode ajudar a proteger o corpo de doenças cardíacas, diabetes, doença de Alzheimer e muito mais. Agora vem a evidência de que também pode proteger sua mente. Em uma meta-análise publicada na revista Molecular Psychiatry, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido descobriu que as pessoas que aderem à dieta tinham 33% menos chances de desenvolver sintomas depressivos ou depressão clínica.

"Uma dieta ruim ou insalubre é responsável por tantas outras doenças, então, você não pode errar ao aconselhar os pacientes a reduzir os alimentos processados e tentar incorporar mais frutas e vegetais à dieta", afirma o principal autor Dr. Camille Lassale, do Departamento de Pesquisa de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London.

Para a pesquisa, Lassale e sua equipe analisaram 41 estudos usando dados de vários países que examinaram hábitos alimentares e saúde. Os pesquisadores incluíram apenas trabalhos que estudaram fatores de estilo de vida que poderiam afetar a depressão, como tabagismo, inatividade física e alto índice de massa corporal. Os estudos empregaram várias medidas de hábitos alimentares, como o Escore de Dieta Mediterrânea (MDS), que registra nove hábitos, incluindo o consumo de alimentos benéficos (como frutas, vegetais, legumes, cereais e peixe), alimentos prejudiciais (carne e laticínios) e álcool com moderação.

Outra dieta analisada pelos estudos foi a Dieta das Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão (DASH), que enfatiza legumes, frutas, grãos integrais e produtos lácteos com baixo teor de gordura e também prescreve o consumo limitado de gorduras saturadas e totais, mas nenhuma prescreve nem proíbe o consumo de álcool. A equipe também rastreou a saúde de pessoas que tinham o que eles chamam de "dieta pró-inflamatória". Lassale explicou que os alimentos pró-inflamatórios incluem aqueles que são ricos em gordura trans, gordura saturada, açúcar refinado e "tudo que é excessivamente processado".

Os autores concluíram que, das dietas, a Mediterrânea mostrou a ligação mais clara para um menor risco de depressão. "Nossa revisão mostra que há evidências observacionais para sugerir que tanto a adesão a uma dieta saudável, em particular uma dieta tradicional Mediterrânica, e evitar uma dieta pró-inflamatória está associada à redução do risco de sintomas depressivos ou depressão clínica", relatam os autores.

Embora não possam identificar o motivo do menor risco de depressão, teorizam que é porque uma dieta mediterrânea é preenchida com alimentos (e bebidas) que diminuem a inflamação. A depressão tem sido associada à inflamação no cérebro e no sistema nervoso. Eles advertem, no entanto, que não há dados suficientes para mostrar se uma dieta saudável leva a um menor risco de depressão, ou se as pessoas que sofrem de depressão, em seguida, comem uma dieta menos saudável. (E é importante lembrar que o consumo excessivo de álcool é freqüentemente um sintoma de depressão.) Os pesquisadores pedem mais estudos.

Fonte: Wine Spectator
 
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