Blog Meu Vinho

02/12/2020
5 mitos de saúde sobre o vinho
Aprenda a verdade por trás de crenças comuns sobre álcool e bem-estar
As informações erradas sobre vinho e saúde estão à nossa volta, por isso conversamos com os especialistas (profissionais de saúde de verdade, não o vizinho que sabe tudo de todos os amigos de sua tia) para separar fato da ficção, debatendo cinco dos mais populares e perpetuados mitos sobre vinhos e saúde e revelando a verdade por trás de cada um.

Álcool mata células cerebrais

Embora seu cérebro possa parecer confuso após alguns copos de vinho, na verdade não é um sinal de morte celular. O etanol (o tipo de álcool encontrado no vinho, cerveja e drinks) tem a capacidade de danificar as células, mas o corpo humano tem maneiras de processá-lo para conter uma grande destruição de longa duração, inclusive nas células cerebrais. Normalmente, o que você experimenta depois de beber são sintomas de curto prazo, que desaparecem quando o álcool é removido do seu sistema.

O que pode acontecer quando você bebe, no entanto, é o dano aos dendritos, que são extensões de células nervosas que transmitem mensagens entre os neurônios. Embora esse efeito do álcool, que foi descoberto em 1999 pela cientista Roberta Pentney, possa alterar a estrutura de um neurônio, ele não destrói totalmente as células e acredita-se ser reversível.

Obviamente, existem sérias preocupações quando se trata de beber e de saúde cerebral a longo prazo. A exposição ao álcool durante períodos críticos de desenvolvimento (como no útero ou na adolescência) pode causar danos duradouros, assim como o consumo excessivo de bebidas durante qualquer estágio da vida.

Especificamente, os bebedores pesados correm o risco de desenvolver um distúrbio neurológico chamado síndrome de Wernicke-Korsakoff, um distúrbio crônico da memória causado por uma deficiência da vitamina tiamina.

Por outro lado, estudos recentes apontaram benefícios potenciais do consumo moderado de vinho na saúde do cérebro. Como com a maioria das preocupações com álcool e saúde, parece que a moderação é fundamental.

Veredicto: Falso

O vinho tinto é mais saudável que o vinho branco

O vinho tinto tende a receber toda a atenção e elogios quando se trata de benefícios para a saúde, principalmente graças ao seu conteúdo polifenólico. Polifenóis como resveratrol, quercetina e ácido elágico são encontrados nas peles das uvas e, portanto, são mais abundantes no vinho tinto do que no branco. Mas, embora esses compostos tenham propriedades benéficas, eles não são os únicos elementos do vinho com potencial de melhorar a saúde.

Se o vinho tinto ou o vinho branco é "saudável" para você, pode depender de quais aspectos da sua saúde você está focado. Um estudo de 2015, publicado nos Annals of Internal Medicine, mostrou que enquanto os bebedores de vinho tinto desfrutam de níveis aumentados de colesterol HDL (o bom), os bebedores de vinho branco desfrutam de melhores controles de açúcar no sangue.

Ainda há muito a ser descoberto sobre os benefícios de saúde do vinho tinto e branco. "Muitos estudos indicam que o tipo de álcool - vinho tinto, vinho branco, cerveja ou licor - provavelmente é menos importante e que o próprio álcool é o que impulsiona esses benefícios observados", disse o Dr. Howard Sesso, pesquisador do Hospital Brigham and Women.

Veredicto: não necessariamente

Um copo de vinho antes de dormir é um bom auxílio para dormir

Certamente, beber álcool pode fazer você se sentir sonolento, mas não é uma boa idéia usar bebida para ajudá-lo a dormir. Graças aos efeitos sedativos do álcool, beber antes de ir para a cama ajudará você a adormecer mais rapidamente, e ainda há evidências de que algumas uvas contêm altas quantidades de melatonina para o sono.

Mas é menos provável que o sono seja repousante e restaurador. Um estudo publicado em 2015 na revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research revelou que indivíduos que bebiam álcool experimentaram um aumento no sono profundo no início da noite, mas sofreram perturbações do sono, maior número de despertares e mais tempo gasto acordado na noite posterior.

Embora você provavelmente não cause problemas graves de sono se beber moderadamente à noite, não é recomendável usar o vinho como auxílio para dormir.

Veredicto: Falso

Homens e mulheres reagem da mesma forma ao álcool

Uma mulher de 72 kg deve ter capacidade para processar três copos de vinho consumidos durante três horas de forma idêntica a um homem da mesma proporção, certo? Errado.

O álcool afeta mulheres e homens de maneira diferente, de maneiras que variam do metabolismo à recuperação da ressaca. É por isso que nos EUA as Diretrizes Dietéticas recomendam até dois drinques por dia para homens e até apenas um para mulheres.

Todos nós fomos informados de que o tamanho do nosso corpo desempenha um grande papel na maneira como o álcool nos afeta, e isso é verdade. Mas também tem a ver com a nossa composição química, que difere. Por exemplo, de acordo com a especialista em saúde da mulher e autora Dra. Jennifer Wider, as mulheres não têm tanta atividade com desidrogenase quanto os homens, o que significa que não conseguem processar a mesma quantidade de álcool antes que ele chegue à corrente sanguínea. Isso significa que as mulheres geralmente ficam mais intoxicadas mais rapidamente do que os homens.

Veredicto: Falso

Sulfitos causam dores de cabeça e ressacas

Os sulfitos são provavelmente a fonte do maior mito do vinho. Eles ocorrem naturalmente, e a maioria dos produtores de vinho também adiciona sulfitos suplementares ao vinho para ajudar a protegê-lo contra deterioração e oxidação. Os sulfitos também são frequentemente culpados por dores de cabeça e ressacas. Mas, de acordo com a ciência, isso não é uma acusação justa.

Pela FDA, apenas 1% da população é sensível aos sulfitos. E mesmo se você estiver entre o pequeno grupo de pessoas que têm reações aos sulfitos, essas substâncias não são responsáveis por suas ressacas. Em vez disso, eles podem causar uma reação alérgica.

Embora não haja uma resposta sobre o que, cientificamente, causa ressaca, sabemos que a gravidade de uma ressaca pode ser diretamente correlacionada à quantidade de álcool consumida e à rapidez. A desidratação também desempenha um papel importante, assim como a quantidade de congêneres que uma pessoa consumiu através de suas bebidas.

Veredicto: Falso

Fonte: Wine Spectator
 
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